Dicas e Dúvidas

 

O que é uma Psicoterapia?

É um atendimento psicológico que tem por objetivo auxiliar e munir o paciente de recursos para o enfrentamento de situações e conflitos em sua vida. A psicoterapia consiste num espaço terapêutico, marcado pelo sigilo e ética profissional, onde o paciente tem condições de explorar sua história, seus desejos e sonhos com o apoio de um profissional para que, a partir disso, tenha condições de transformar aspectos importantes de sua vida.

Como ela funciona?

O psicoterapia disponibiliza um espaço de acolhimento que possibilita o cliente refletir e rever seus desejos, seus posicionamentos, sua condição. Normalmente ela é constituída por sessões com duração média definida e cuja frequência varia de acordo com as necessidades de cada caso.

O trabalho do psicoterapeuta se baseia na escuta do outro, mas é importante destacar que essa escuta não é só de palavras, mas também de ‘silêncios’. É por meio dessa comunicação profunda com o paciente que seu trabalho se torna possível.

Qual a indicação para o tratamento?

A psicoterapia é indicada para todos que trazem consigo algum sofrimento que querem se livrar; é indicada para aqueles que estão dispostos a se conhecer mais e se descobrir. É indicado para aqueles que tem a disponibilidade e coragem de abandonar antigas crenças e pensamentos e construir novos, transformados após muita reflexão e aprendizado.

Há alguma condição para se dar início a Psicoterapia?

É fundamental para uma Psicoterapia acontecer que o paciente esteja disposto a ingressar nesse processo. É importante deixar claro que o psicólogo é uma ferramenta no processo de seu cliente – este sim o personagem principal. Portanto é fundamental o comprometimento e desejo do próprio paciente em iniciar sua psicoterapia. O profissional da psicologia é preparado para auxiliar seu paciente é encontrar seu próprio caminho e forma de ser no mundo, portanto também no que se refere ao início do tratamento cabe ao proório paciente decidir-se pelo início do tratamento.

Qual o tempo de duração?

A velocidade de um tratamento dependerá muito das questões-problema envolvidas, dos recursos disponíveis ao paciente, do comprometimento no trabalho desenvolvido entre outros. Por isso o tratamento de cada paciente terá um tempo particular, que não é determinado de antemão pelo terapeuta, mas que leva em consideração as particularidades década um.

Vale a pena destacar que a psicoterapia é um tratamento que tem início, meio e fim. Seu objetivo é que o paciente tenha condições de viver sua vida de forma mais satisfatória, no entanto, para isso é importante que haja uma continuidade do trabalho ou que as interrupções sejam conversadas e refletidas junto com o profissional.

Qual o valor?

O Conselho Regional de Psicologia fornece uma tabela de referência para os valores a serem cobrados pelos psicólogos. Essa é uma tentativa de valorizar o trabalho dos profissionais da área e ao mesmo tempo manter uma média de valores praticados em cada região. Os valores disponibilizados pelos psicólogos podem sofrer alterações de acordo com parcerias ou convênios.

Além de pensar no valor financeiro é preciso avaliar o quanto um acompanhamento desse tipo é prioridade para você. É importante avaliar o quanto você está disposto em investir no cuidado consigo mesmo, para que a psicoterapia tenha espaço em seu orçamento.

Por isso, antes de concluir que a Psicoterapia é um tratamento caro demais para você, pesquise, converse e negocie com profissionais que poderão lhe oferecer tratamento de qualidade a preço justo.

 

Esse é o espaço para esclarecer suas dúvidas e questões. Por isso, se alguma de suas dúvidas não foram, ainda, respondidas, fique a vontade para perguntar! Deixe seu comentário ou envie um e-mail para marina.reigado@gmail.com, que responderei em breve.

Wordpress Themes - Travel Wordpress Themes - Restaurant Wordpress Themes